quarta-feira, outubro 04, 2006

CUBA - AGOSTO 2006

Após República Dominicana e México, outro dos destinos mais comerciais e obrigatórios passa por Cuba. Nesta viagem optei por ir directamente para Varadero, ou seja, deixei de lado o pacote Havana-Varadero, que se revelava mais dispendioso.
Quanto ao Hotel, desta vez, infelizmente, não foi possível escolher o Bahía Principe (a cadeia não abrange Cuba), pelo que, após exaustiva pesquisa na net, procurando hotéis e promoções, resolvi-me pelo Barceló Solymar. Hotel bonito, com excelentes condições....mal aproveitadas. Na verdade, não sei será do Hotel ou das pessoas, mas não fiquei maravilhado, pelo menos com o serviço dos empregados pouco simpáticos. Também a comida do buffet, embora fosse boa, era sempre a mesma de dia para dia e, às vezes, era "mesmo a mesma" reaproveitada para uma saladinha. Enfim, um 5 estrelas cadentes.
Por outro lado, a melhor parte: a praia. Meus amigos....a praia é fantástica (mesmo com chuva à mistura). A areia é óptima, a água calma e quente, o sol abrasador. Nas imagens em cima podem ver a cor da água, o contraste com as nuvens que cobriam Varadero e um turista maluco que resolveu fazer paraquedismo....vai lá, vai!

Uma das excursões obrigatórias em Cuba é Havana. Esta foi a única excursão que fiz e digo-vos que foi bem interessante. Em cima, têm uma vista geral da cidade. Em baixo alguns locais e imagens interessantes....

A cidade apresenta uma enorme diversidade de locais para visitar e fotografar. Aqui ficam alguns exemplos como são o Capitólio (ironicamente, uma cópia do que existe nos EUA), os coloridos automóveis que circulam nas ruas da capital cubana e a inevitável Bodeguita del Medio, famosa pela frequência do famoso escritor Ernest Hemingway aquando da sua presença em Havana e pelos seus deliciosos Mojitos.

Por último, na visita à Plaza de la Revolution, foi possível fotografar alguns dos monumentos lá existentes, dos quais destaco o Ministério do Interior com a imagem de Che Guevara numa das suas fachadas.


Dicas:

- se pensarem em ir a Cuba, façam o combinado Havana/Varadero. Apesar de ficar mais dispendiosa a viagem, a verdade é que pagarão sempre para fazer a excursão a Havana e um dia é insuficiente para conhecer a cidade. Três dias em Havana e o resto em Varadero será o ideal.

- quando escolherem o hotel, façam-no melhor do que eu. Barceló Solymar não aconselho. Para verem imagens e lerem comentários de diferentes hóteis vão a www.tripadvisor.com

- não levem dólares, não servem para nada em Cuba. Levem apenas euros e cartões de débito ou crédito. Sai mais barato (menos comissões) se levantarem directamente em ATM's os pesos convertíveis que os turistas utilizam.

1 comentário:

fenix disse...

Eu adoro viajar.
Espero para o ano poder ir a Cuba.
Se assim for, recorrerei a esta post para umas dicas :)