sexta-feira, outubro 13, 2006

LIVRO - AS MINHAS VIAGENS

Não, não fui eu que escrevi, eh eh eh. A autora é a Maria Vieira, a pequenina que trabalha com o Herman. Li e gostei. Não é uma obra de arte, tudo bem, mas retrata algumas viagens que a autora e o seu companheiro - Fernando Rocha - foram fazendo ao longo dos anos e permite, a quem já esteve nos locais retratados, recordar alguns dos momentos que aí viveu, levando-nos a abrir o álbum de fotografias que estava já recolhido numa prateleira.
Um bom livro para descontrair, antes, durante, ou após as férias de Verão.

sábado, outubro 07, 2006

CARRAPATEIRA - 2006

O nosso Algarve, apesar do cimento que o invade cada vez mais, continua a oferecer-nos locais de extrema beleza e de puro relaxamento. Bem perto de Sagres, a costa Algarvia, na continuação da irmã Alentejana, apresenta-nos praias que são autênticas maravilhas da Natureza e nas quais podemos fechar os olhos e apenas ouvir o mar. A não perder, num dia de Verão ou numas férias de puro descanso, para recuperar energias.

quarta-feira, outubro 04, 2006

CUBA - AGOSTO 2006

Após República Dominicana e México, outro dos destinos mais comerciais e obrigatórios passa por Cuba. Nesta viagem optei por ir directamente para Varadero, ou seja, deixei de lado o pacote Havana-Varadero, que se revelava mais dispendioso.
Quanto ao Hotel, desta vez, infelizmente, não foi possível escolher o Bahía Principe (a cadeia não abrange Cuba), pelo que, após exaustiva pesquisa na net, procurando hotéis e promoções, resolvi-me pelo Barceló Solymar. Hotel bonito, com excelentes condições....mal aproveitadas. Na verdade, não sei será do Hotel ou das pessoas, mas não fiquei maravilhado, pelo menos com o serviço dos empregados pouco simpáticos. Também a comida do buffet, embora fosse boa, era sempre a mesma de dia para dia e, às vezes, era "mesmo a mesma" reaproveitada para uma saladinha. Enfim, um 5 estrelas cadentes.
Por outro lado, a melhor parte: a praia. Meus amigos....a praia é fantástica (mesmo com chuva à mistura). A areia é óptima, a água calma e quente, o sol abrasador. Nas imagens em cima podem ver a cor da água, o contraste com as nuvens que cobriam Varadero e um turista maluco que resolveu fazer paraquedismo....vai lá, vai!

Uma das excursões obrigatórias em Cuba é Havana. Esta foi a única excursão que fiz e digo-vos que foi bem interessante. Em cima, têm uma vista geral da cidade. Em baixo alguns locais e imagens interessantes....

A cidade apresenta uma enorme diversidade de locais para visitar e fotografar. Aqui ficam alguns exemplos como são o Capitólio (ironicamente, uma cópia do que existe nos EUA), os coloridos automóveis que circulam nas ruas da capital cubana e a inevitável Bodeguita del Medio, famosa pela frequência do famoso escritor Ernest Hemingway aquando da sua presença em Havana e pelos seus deliciosos Mojitos.

Por último, na visita à Plaza de la Revolution, foi possível fotografar alguns dos monumentos lá existentes, dos quais destaco o Ministério do Interior com a imagem de Che Guevara numa das suas fachadas.


Dicas:

- se pensarem em ir a Cuba, façam o combinado Havana/Varadero. Apesar de ficar mais dispendiosa a viagem, a verdade é que pagarão sempre para fazer a excursão a Havana e um dia é insuficiente para conhecer a cidade. Três dias em Havana e o resto em Varadero será o ideal.

- quando escolherem o hotel, façam-no melhor do que eu. Barceló Solymar não aconselho. Para verem imagens e lerem comentários de diferentes hóteis vão a www.tripadvisor.com

- não levem dólares, não servem para nada em Cuba. Levem apenas euros e cartões de débito ou crédito. Sai mais barato (menos comissões) se levantarem directamente em ATM's os pesos convertíveis que os turistas utilizam.

SERRA DA ESTRELA - ABRIL 2006


Um bom destino é obrigatoriamente repetido vezes sem conta. Assim, também na Páscoa resolvi dar uma saltada à Serra e, desta vez, já não havia neve. Não faz mal, aproveita-se para passear e apreciar a paisagem descoberta do manto branco e para visitar alguns outros locais. Foi exemplo disso a passagem pelo Museu do Pão, um local onde disfrutei duma bela refeição num ambiente bem típico.
Uma vez mais, a companhia que tive nesta viagem ajudou a que a mesma se tornasse inesquecível. Desta vez fomos três casais e, pelo meio, soubemos que vinha mais um ser humano ao Mundo. Foi espectacular!!!! Escusado será dizer que festejámos ao jantar.....no Trenó!!!
Em relaçao ao Trenó, já referi que é um restaurante, situado em Manteigas, mas falta destacar alguns "pormaiores". À primeira vista, não é muito atraente. No entanto, quando entramos no estabelecimento notamos logo algo de especial: o acolhimento. Pessoas muito simpáticas, fazendo com que nos sintamos em casa. Ali todos somos bem recebidos. E a comida? Bem....a comida é como a bebida: muito boa!!!! Já não me recordo de todos os pratos que experimentámos, mas um ficou-me na "lembratura": os rojões (ou rojõejinhos, como ficaram recordados depois do jantar).
Em termos gerais, toda a comida e bebida que ali é consumida tem uma confecção doméstica, o que lhe dá um paladar especial. Até o "moranguito" bebido após o café....
Um brinde ao Xô Lopes!!!!

terça-feira, outubro 03, 2006

SERRA DA ESTRELA - FEV 2006

Nestas imagens, três situações: a primeira subida à Serra, passando pelo Sanatório, agora abandonado, não deixando, devido a isso, de ser interessante passar por lá e tirar umas fotos; em segundo lugar, a fila para chegar à Torre. Pois é, com um céu assim e a neve, irresistível ir lá acima; por último, uma foto a partir de uma casa abandonada na Torre com uma vista que pensava só existir no outro lado do Mundo.

Em cima, temos uma visão mais ampla do sanatório, uma vista de como estava a Serra e a casa donde tirei a primeira foto com vista sobre o horizonte branco.
Para finalizar o dia, atravessámos toda a Serra e deparámo-nos com este espectáculo da Natureza. Por sorte, a foto ficou registada no momento ideal. Agora só faltava descermos para jantar no Trenó...

SERRA DA ESTRELA - DEZ 2005

A primeira vez que estive na Serra da Estrela depois de uma passagem por lá aos meus 4(?) anos. Foram uns dias bem agradáveis e divertidos, na presença da minha outra metade e dum casal amigo. A neve a sério ainda estava para vir, mas nas imagens podem ver a beleza natural do local. Uma cascata a cair da montanha, uma aldeia bem calminha chamada Vale da Amoreira (ficámos na Casa da Amoreira) e um "scuador" na Torre. Em termos gastronómicos, três locais visitados, dos quais apenas destaco o restaurante "O Trenó" situado em Manteigas, bem perto do Vale da Amoreira. Pormenores? Mais à frente, falaremos disso....